17/06/2016 - Dorival Jr | Santos encontra equilíbrio na busca pelo topo do Brasileirão

O técnico Dorival Júnior chegou ao Santos no meio do ano passado e avisou que uma de suas metas era dar equilíbrio ao time. Depois de quase um ano, ele parece ter conseguido. Em boa fase, o Peixe está invicto há três partidas e arrancou da parte de baixo da tabela para as primeiras posições do Campeonato Brasileiro.

A ascensão do Alvinegro se deve à sintonia entre defesa, meio e ataque. Nos últimos jogos, por exemplo, o volante Renato tem sido quase um terceiro zagueiro, formando, diversas vezes, a primeira linha santista ao lado dos defensores. Assim, os laterais ganham mais liberdade, mas também voltam para ajudar quando preciso.

Outra mudança que o técnico Dorival Júnior tem testado é centralizar os laterais. Isso mesmo. Na vitória por 2 a 0 sobre o Sport, na última quarta-feira, Victor Ferraz ajudou o meio de campo em vários momentos na armação das jogadas. Quando isso acontece, Renato vai para a lateral direita ocupar o espaço e evitar surpresas no contra-ataque.

Enquanto isso, lá na frente as coisas também estão funcionando. Depois de encontrar dificuldades para dar entrosamento ao Santos sem Lucas Lima e Gabriel, que estavam na seleção brasileira, Dorival tem tido mais tranquilidade. Os meias Vitor Bueno e Léo Cittadini, desde a vitória por 3 a 0 diante do Botafogo, estão se destacando com gols e assistências.

E para a alegria do treinador santista, a dupla de selecionados já voltou dos Estados Unidos, porque o Brasil foi eliminado ainda na primeira fase da Copa América Centenário. Gabriel e Lucas Lima ajudaram o Peixe a vencer o Sport e serão titulares contra o Atlético-PR, neste sábado, às 18h (de Brasília), na Arena da Baixada, pela nona rodada do Brasileirão.

O equilíbrio tem feito o Peixe sofrer menos para se defender e ter mais tranquilidade para atacar. Além das vitórias contra Sport e Botafogo, o Alvinegro fez 2 a 0 sobre o Santa Cruz na sequência de três partidas invicto e sem sofrer gols.

Fonte: www.globoesporte.globo.com